Com grande parte do mundo passando a trabalhar em casa devido a problemas de saúde pública com o COVID-19, a videoconferência está crescendo. Empresas e até escolas estão recorrendo a plataformas como Zoom, Microsoft Teams, hangouts do Google e outras tecnologias para permanecerem conectadas.
O Zoom tem sido alvo de críticas nos últimos dias devido a problemas de segurança com a plataforma. Por isso eu adaptei essas dicas elaboradas pela Wordfence para ajudar você e seus colegas a se protegerem.
SE VOCÊ FOR O ANFITRIÃO
Aproveite suas configurações de zoom.
Existem várias configurações no Zoom que podem ajudar a manter sua reunião segura. Bloqueie suas reuniões com senhas, Coloque os participantes no modo mudo ao ingressar e bloqueie o compartilhamento de tela para que um participante não possa assumir sua reunião com a tela deles sem a sua permissão.
Expulsar usuários
Você pode expulsar um usuário da sua sala. Você não precisa se tiver protegido sua conta do Zoom, mas saiba que isso está disponível para você. Clique em Gerenciar participantes na parte inferior da janela Zoom. Ao lado da pessoa que você deseja remover, clique em Mais. Na lista exibida, clique em Remover e confirme.
Compartilhe os links do Zoom com cuidado.
Sem nenhum controle, um link de zoom permitirá que qualquer pessoa participe. Não compartilhe seu link de reunião do Zoom em locais públicos, como mídias sociais ou outros fóruns públicos. Hackers e brincalhões têm procurado por eles e acessado às salas de reunião à vontade, causando estragos nas reuniões de negócios e até mesmo na escola on-line.
Bloqueie suas reuniões
Após o início de uma reunião e a presença de todos, clique em Participantes na parte inferior da janela do Zoom. Na caixa pop-up dos participantes, você verá um botão que diz Bloquear reunião. Quando você bloqueia a reunião, nenhum novo participante pode participar, mesmo que tenha o ID e a senha da reunião.
SE VOCÊ FOR O PARTICIPANTE
Não use o bate-papo com zoom para mensagens privadas.
Se você estiver participando de uma reunião e quiser enviar uma mensagem privada para outro participante, lembre-se de que quando a reunião do Zoom estiver sendo gravada, o proprietário da sala receberá uma transcrição de tudo o que você diz em particular.
Não compartilhe informações pessoais.
Como em qualquer fórum público, suponha que qualquer coisa que você digite no bate-papo ou diga em uma reunião do Zoom, esteja sendo gravada e não tenha controle do que acontece com essa gravação. Não compartilhe informações de identificação pessoal com ninguém, seja privado ou público.
Desligue o vídeo e silencie-se.
Se você estiver participando de uma aula ou reunião e não precisar de vídeo ou áudio, coloque-se em modo mudo e desligue o vídeo. Isso evita que a videoconferência grave inadvertidamente conversas em sua casa ou exponha informações que você pode não querer.
AJUDANDO AS CRIANÇAS A USAR O ZOOM
Como muitas escolas fazem a transição para o ensino a distância, ajudar nossos filhos a entender a importância da segurança e da privacidade é importante e é uma ótima lição de vida.
O Zoom tem alguns recursos para os administradores da escola ajudá-los a começar, mas não assuma que um professor é totalmente versado em todas as ferramentas do Zoom. Muitos estão ensinando on-line pela primeira vez, e todos nós estamos um pouco mais estressados do que o normal. Se você puder apoiar um professor como moderador, você melhorará a experiência de aprendizado para todos.
Para estudantes mais novos, fique com seu filho durante a videoconferência online. As escolas devem solicitar o consentimento dos pais para a videoconferência e os menores não têm permissão para criar contas Zoom.
Para crianças mais velhas, ensine-lhes uma boa etiqueta de videoconferência, incluindo silenciar quando não estiverem falando, não usar a função de bate-papo e não baixar arquivos via Zoom.
Pergunte aos professores se os alunos podem usar pseudônimos em vez de nomes reais e encontre maneiras de limitar a quantidade e a profundidade do compartilhamento pessoal por meio de qualquer canal on-line, seja ele de vídeo ou outro.
Podemos permanecer seguros em chamadas de vídeo?
Sim, nós podemos. O exame de qualquer plataforma nunca é uma coisa ruim, pois as pesquisas de segurança tornam a tecnologia mais segura a longo prazo. É animador saber que o Zoom está levando a segurança e a privacidade muito a sério, e que a pressão da comunidade maior aumentará esse compromisso.
Saber usar as ferramentas é a nossa primeira linha de defesa. Esperamos que você use essas ferramentas de maneira segura e completa para se manter conectado com aqueles que mais lhe interessam.
Todos os nomes de produtos, marcas comerciais e marcas registradas são de propriedade de seus respectivos proprietários. Todos os nomes de empresas, produtos e serviços usados neste site são apenas para fins de identificação. O uso desses nomes, marcas comerciais e marcas não implica endosso.
Fonte: https://www.wordfence.com/blog/2020/04/safety-and-security-while-video-conferencing/.